O empresário Edmar Mothé, eleito Cachoeirense Ausente nº 1 de 2026, foi recebido na tarde desta terça-feira (23/06) por amigos de adolescência e integrantes do futebol Estrela do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim. A recepção contou com a execução do hino do clube, faixa de comemoração e a presença de Edinalva, sua esposa, e Manu, sua filha.
Logo após o encontro inicial, o prefeito Theodorico Ferraço e a primeira-dama Norma Ayub receberam oficialmente o homenageado para as solenidades do título. A cerimônia também reuniu autoridades, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.
Criado pelo poeta Newton Braga, o título de Cachoeirense Ausente foi instituído para valorizar os “filhos de Cachoeiro” que deixaram o município, mas seguem levando seu nome e contribuindo para sua projeção no Brasil e no exterior. Com o tempo, a honraria se consolidou como uma tradição oficial da cidade.
Natural de Cachoeiro de Itapemirim e ex-jogador das categorias de base do Estrela do Norte, Mothé construiu carreira empresarial em Brasília, mantendo forte ligação com sua terra natal e com o clube estrelense.
A homenagem reuniu amigos de infância, ex-companheiros de futebol, lideranças esportivas e autoridades locais. Durante os depoimentos, foram destacadas suas origens na Rua Moreira, sua passagem pelo Estrela na época do treinador Seu Zezinho e sua trajetória de sucesso como empresário.
Representantes do Estrela do Norte destacaram que Mothé é o 11º integrante ligado ao clube a receber o título de Cachoeirense Ausente, reforçando a tradição de homenagens a ex-atletas e personalidades que levaram o nome de Cachoeiro para fora da cidade.
Emocionado, o empresário agradeceu o reconhecimento e reforçou o vínculo permanente com o município. Ele afirmou que, mesmo vivendo fora desde os 22 anos, nunca se desligou de Cachoeiro e mantém visitas frequentes à cidade. “Posso estar ausente de corpo, mas Cachoeiro está dentro de mim”, declarou.
O evento também contou com mensagens de amigos e autoridades, que destacaram sua trajetória pessoal, caráter e contribuição ao esporte amador e à valorização da cultura esportiva local.
A cerimônia reforça a tradição do título de Cachoeirense Ausente, criado há décadas para homenagear filhos da cidade que se destacam fora dela, mantendo viva a ligação com suas raízes.
O Cachoeirense Presente nº 1, Adilson Dillen dos Santos, destacou a alegria de receber a honraria e afirmou estar honrado com o momento vivido na solenidade.
“Assista à matéria e às entrevistas abaixo.”
O prefeito Theodorico Ferraço ressaltou a importância do reconhecimento, afirmando que Mothé representa todos os cachoeirenses ausentes. “É uma alegria muito grande recebê-lo. Deus o abençoe, que ele possa matar saudades dos cachoeirenses.”
O site OlhoaOlho.com.br entrevistou com exclusividade Edmar Mothé, Adilson Dillen dos Santos, o prefeito Theodorico Ferraço e amigos de Mothé.